30 de mar. de 2008

Orquestra Popular do Recife - Olha o Mateus!


A Orquestra Popular do Recife é uma das maiores e mais respeitadas escolas de música brasileira. Fundada em 1975, seguia as bases do Movimento Armorial, movimento este inspirado por Ariano Suassuna, cujo objetivo era a valorização da cultura popular nordestina, a partir da realização de uma arte erudita enraizada em elementos populares. Coerente nesse aspecto a história da Orquestra é marcada pelas apresentações em locais abertos para o público e manifesta a representação da cultura pernambucana em suas músicas nos temas folclóricos e regionais. Com extrema habilidade, os músicos transitam do frevo ao maracatu, coco-de-roda e outros ritmos tipicamente nordestinos.

http://www.zshare.net/download/19215984ab9d9dd2/

28 de mar. de 2008

Arnold Schönberg - Verklärte Nacht - sexteto de cordas - Opus 4




Schönberg é o tipo de compositor que é mais comentando de que executado, poucas de suas peças conquistaram uma certa popularidade, Noite Transfigurada é um elemento deste conjunto. Fruto ainda de sua fase tonal pós-romântica/pós-wagner, esta peça teve a apresentação censurada em Viena por conter situações de acordes e progressões harmônicas que não eram consideradas "corretas" nas regras oficiais da harmonia da época; Schönberg(ou Schoenberg mesmo) declarou muito tempo depois que a Associação dos Músicos de Viena, que antes havia aceitado promover a estréia de sua peça, a censurou por causa de um acorde de nona dominante, esse infortúnio retardou a estréia mundial de sua obra, que só veio ocorrer em 1902.A peça teve como fonte de inspiração um poema de Richard Dehmel chamado Verklärte Nacht (Noite Transfigurada).

http://www.mediafire.com/?gqwywnizjzz

23 de mar. de 2008

Charlie Christian & Dizzy Gillespie - After Hours


Trabalho de gênios do bebop gravado após uma jam session em 1941 na Minton's Playhouse, no Harlem. Nesse trabalho participaram Charlie Christian, pioneiro da guitarra elétrica, Dizzy, Kenny Clarke juntamente com talentoso pianista Thelonious Monk, entre outros, o resultado é grandioso.

http://www.mediafire.com/?yjzntdlzgmz

20 de mar. de 2008

The Redskins - Neither Washington Nor Moscow


Redskins é um soul agitado, banda inglesa dos anos 80 cujos integrantes eram skinheads trotskistas. Na verdade é um mistura do soul com reggae, ska, rockabilly, mistura essa que eles mesmos (eu acho) denominaram powersoul, foram também influenciados pelo The Jam e The Clash. Tocaram com o Clash e o Dead Kennedys em alguns eventos e fizeram um show em apoio à greve de operários mineiros ocorrida na Inglaterra em 1984 junto com o Angelic Upstarts, banda um pouco mais conhecida de Oi.

http://www.zshare.net/download/92444036d36d12/

6 de mar. de 2008

Akira


Akira é um anime (animação japonesa) que fez sucesso no ocidente no início dos anos 90. Apesar de não ter sido o primeiro do gênero a alcançar o ocidente foi o primeiro a ganhar grande notoriedade, criando fãs do gênero e o popularizando por esses lados. Akira estreou em 1988 no Japão e narra a vida de um grupo de amigos arruaceiros, membros de uma gangue de motoqueiros que vivem na cidade suja e decadente de Neo Tokyo. Suas vidas mudam completamente após um misterioso acidente ocorrido com um deles. Akira foi bastante inspirado pela literatura cyberpunk dos anos 80 e se passa num cenário arruinado, com clima pós-apocalíptico onde coorporações sombrias e agências do governo disputam poderes, fora as tiradas de experiências alucinógenas e do apego à crenças religiosas fanáticas, tudo isso em meio a uma crise social. Essa trilha sonora realça um certo misticismo por trás de um clima niilista.

http://www.mediafire.com/?kzq4mqdx2ko