13 de set. de 2010

The Durutti Column - Dry

Durutti Column é uma banda inglesa lançada pela lendária gravadora independente Factory. Tal gravadora foi responsável por uma verdadeira revolução na música pop ao longo dos anos 80.


Anos antes, o mundo havia conhecido o fenômeno chamado punk que foi particularmente influente na ilha, mas foi justamente na transformação que esse estilo "sofreu" que fez da Factory uma das mais bem sucedidas gravadoras, lançando grandes sucessos como Joy Division, New Order, Happy Mondays e o próprio Durutti Column.

Inserido no contexto do pós-punk que foi uma guinada do estilo antecedente para temas mais introspectivos, com um tom mais melancólico e de arranjo mais experimental, esta banda seguiu em vanguarda, podendo ser considerada como uma das referências primais de diversas outras que anos mais tarde entrariam no circuito do rock alternativo.

Observação: A faixa 11, Otis, está presente na trilha sonora do filme 24 Hours People Party, filme que conta a história da gravadora de Manchester, e que inclusive nele, um personagem que interpreta Vini Reilly, toca uma música na Haçienda, igualmente lendária casa de shows pertencente a Factory.

D.D.





Nenhum comentário: